quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O Cálice do sofrimento

Paz de Cristo Jesus. Amem.

As vezes fico pensando no verdadeiro significado da "Ceia do Senhor", e as vezes fico me perguntando será que ficamos "ansioso", será que "desejamos" estar ao lado do nosso irmão e esperando por esse grande dia? se essa confirmação for positiva meus parabéns, e por que, nós não abraçamos os nossos irmãos? por que nós não apertamos a mão do que está ao nosso lado? e por que não falamos essas mesmas palavras que Cristo falou para seus discípulos? a final nós não somos uma familia? será que mesmo na Ceia há niveis de superioridade? será que esse significado está desaparecendo? ja que estamos em pleno século 21?. qual seu ponto de vista nessa questão? ja que a Ceia do Senhor, logo em seguida se transformaria em: "O Cálice do sofrimento".

Para que possamos compreender esse significado, primeiro devemos orar e pedir discernimento espiritual, e nos inserir dentro do acontecimento, vamos imaginar Jesus e seus discípulos na grande ceia.

visualize Jesus e seus discípulos, reclinados em um circulo casual em volta de uma mesa baixa, um olhando para outro, e comendo a refeição da páscoa. Sem surpresas, sem momento inesperados... até que Jesus começa a lhes falar como grupo.

E disse-lhes: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa,
antes do meu sofrimento. Pois vos digo que nunca mais a comerei,
até que ela se cumpra no reino de Deus. -- Lucas 22.15-16.

repare meus irmãos que os discípulos, naturalmente, não entenderam quão significativa esta reunião seria. eles estavam somente prestando atenção, comendo a páscoa e falando entre si. ( e nós hoje? será que estamos prestando atenção no que o espírito santo está nos dizendo? ou simplesmente nas palavras formais do pregador? e no comer? sabemos que nós vamos chegar em nossa casa e preparar aquele prato recheado com tudo aquilo que eu quero me alimentar, e o irmão que esta ao nosso lado? será que ele tem pelo menos um pão? espere-ai -- ele estava ao nosso lado glorificando e exaltando o santo nome do Senhor! as vezes nós não temos coragem de apertar a mão do nosso irmão, e falar "estou feliz com sua presença nesse dia de hoje, e que estava com desejo de participar ao seu lado dessa Ceia", imagine só, perguntar a ele se ele está em falta de alguma coisa em sua dispensa).

Como é do nosso conhecimento, muitas culturas a vêem os doze discípulos como santos imortais da fé, -- mas nesse momento em seu treinamento, eles são essencialmente humanos, algumas vezes briguentos, orgulhosos e competitivos. eles não tem a idéia do que vai acontecer nas próximas horas: Jesus os deixaria aquela noite e iria a cruz, e a fé dos discípulos mais tarde seria testada no fogo da perseguição. (só que isso é um outro tema, na qual será inserida aqui mais tarde, vamos voltar para a cena de Jesus e seus discípulos sentados a mesa).

vamos fazer leitura na bíblia no livro de Mt 26.26-29. (permaneça com sua bíblia aberta nessa passagem).

repare que eles comeram juntos, celebrando a festa da páscoa.

Como judeus dedicados, tradicionalmente eles estavam citando trechos das antigas escrituras, e no entanto relembrando os dias quando seus ancestrais foram escravos no egito e libertados por Deus através do seu servo Moisés. Mas, subitamente, receberam a noticia de que Jesus logo não participaria mais da conversa, (uma bela surpresa). Jesus parecia melancólico-- talvez mais triste do que parecia durante todos os anos que passaram juntos.

Enquanto os discípulos aguardavam com curiosidade, Jesus pegou o pão asmo e o partiu. então, ele baixou a cabeça e orou. preste atenção meus queridos que a passagem nos diz; "abençoando--o". Não sabemos especificamente o que ele orou. (talvez tenha pedido a Deus que os discípulos pudessem começar a sentir o significado daquela noite, a ultima que passaria com eles). os discípulos não sabiam que seria a ultima, mas Jesus sabia, e desejava ajuda-los a entender o que estavam próximos de fazer... e o que lhes aconteceria. talvez Jesus tenha orado para ter luz sobre o que sucederia. quaisquer que sejam os detalhes não ditos do que poderia ser, sabemos que, depois de ter partido o pão e dado graças, Ele disse;

"Tomai, comei; isto é meu corpo".

O quê? O que Ele estava falando? (mais uma surpresa), eles devem ter olhado para tras e para a frente, e um para outro, logicamente no elemento de surpresa, confusos. repare meus irmãos que Jesus nunca havia dito isso antes, e alem do mais repentinamente, Ele estava quebrando a tradição, deixando-os completamente atônitos.

OBs, Teólogos, também, durante séculos, ficaram confusos com essa afirmação. alguns ensinam que o pão servido na mesa do Senhor verdadeiramente se torna o corpo de Cristo quando entra na boca do fiel. outros acreditam que o sacerdote permanece perante o povo, parte o pão que se torna o corpo de Cristo. outros dizem que ele é representativo -- um símbolo espiritual do corpo de Cristo. acho que a maioria de nós devemos acreditar que a resposta é a mais simples e direta: o pão é o retrato e uma representação de seu corpo que foi dado por nós na cruz.

Imagine o silencio aterrador. Imagine as perguntas que correram através da mente dos discípulos: Ele morreria realmente? por que? o que nos aconteceria? e o reino que Ele prometeu?

Teriam sido em vão todos esses anos? o estômago dos discípulos começou a apertar, como se estive dado um nó. Os primeiros quatro livros do novo testamento, os evangelhos, eles não nos dá nenhuma indicação de que uma resposta fosse dada em seguida. Por uma mudança, aqueles 12 homens permaneceram em assustador silencio.

Preste atenção irmãos que enquanto eles estavam mastigando o pão (ou até mesmo com o gosto do mesmo em suas bocas ), Jesus pegou um Cálice de vinho.

OBS. ao longo dos anos, as pessoas tem imaginado que Jesus usou todo tipo de cálice, de simples vasilhas de barro até taças de prata. Muitos mitos envolvem o cálice que Jesus usou na ultima ceia, que alguns vêem como um vaso sagrado. aqueles que promovem esse pensamento acreditam que o vaso tinha algo mais, algo sendo preservado e venerado através dos séculos. Mas Deus não quer que seu povo adore ou venere qualquer tipo de objeto ou pessoa que não seja ele mesmo. nos parece que aquele cálice era um cálice comum, de uso diário.

Jesus tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo:

"bebei dele todos".

Por que Jesus deu Graças? Ele ja havia abençoado o pão e havia pedido as bençãos do pão. por que orar novamente? dar graças por que?

Isso ajuda a entender que a mesma palavra usada aqui por "calice" é usada mais tarde quando Jesus ora no jardim do Getsêmani: " Meu pai,se possivel, passe de mim este 'cálice'! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres" (Mt 26.39).

essa é também uma palavra que poderia ser usada para representar o sofrimento. Então, como Jesus estava dando graças pelo cálice, Ele poderia muito bem estar dando graças pelo sofrimento que estava enfrentando. E não podemos nos esquecer de que o cálice do sofrimento incluia Sua morte em uma cruel cruz. Ele sabia o caminho que estava preparado para ele.

Lc 22.17-18 "E, tomando um cálice, havendo dado graças, disse: Recebei e reparti entre vós; pois vos digo que, de agora em diante, não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus".

Com essas palavras, Jesus e os discípulos encerram o seu tempo juntos. "vocês nunca celebrarão outra páscoa comigo", Jesus estava dizendo "mas chegará o dia em que celebraremos juntos no reino de meu pai, na presença de meu pai".

(glória glória glória e muita glória a Deus nas alturas, porque estou ansioso por esse acontecimento, e você que esta lendo essa mensagem, eu também desejo de estar ao seu lado nesse grande dia, cada ceia que participamos, é uma batalha vencida).

Com o cálice vazio, os pensamentos concentraram-se na mesa. A refeição terminou com uma breve canção. Jesus, então, levantou-se, e sem anunciar, deixou a sala. Eles o seguiram.

"E, saindo,foi,como de costuma, para o monte das oliveiras; e os discípulos o acompanharam. (Lc 22.39).

Jesus e seus discípulos fizeram seu caminho para fora da cidade e cruzaram o vale de cedrom para um jardim com suave inclinação, o monte das oliveiras. pelo que lemos no relato de Lucas, sabemos que Jesus tinha com freqüência buscado e encontrado refugio naquela area arborizada... tão tranqüila como o próprio Getsêmani. ele não escolheu correr e se esconder, sabendo que o perigo estava próximo, como Ele seria tentado a fazer. Em vez disso, conduziu seus discípulos para aquele lugar familiar, sem medo de ser preso e do que seguiria. Jesus deixou seus discípulos em uma noite escura para enfrentar o brutal, hostil mundo que O estava observando das sobras.



As vezes fico pensando no verdadeiro significado da "Ceia do Senhor", a conclusão de que eu cheguei foi: " para entender o significado da Ceia do Senhor é necessário nós parar o suficiente para olhar... para pensar... e para imaginar.


(nesse estudo " O cálice do sofrimento será inserida mais assuntos relacionada a esse tema", ja que é trabalhada em varias fontes de pesquisa, como também é inserida algumas idéias de minha proporia autoria).

Fiquem todos na graça de Deus. Amem.

Um comentário:

  1. Paz,,, Deus abençoe parabens pelo blog,e pelo tema inserido nele mas este tema relevante leva-nos a pensar sobre o fato seguinte: será que realmente damos o devido valor a Santa ceia do Senhor??? visto que se dermos este valor nos prepararíamos melhor para este evento ,pois hoje vemos pessoas achando a ceia como um ritual mensal religioso. Porem se não estamos preparados para ceiar talvez não estejamos aptos para o reino do céu ou corremos no minimo sério risco de perder nossa salvação.. Deus abençoe grandemente e continue te usando,,, e estaremos sempre passando por aqui para aprendermos um pouco mais com o irmão...e deixe Deus te usar... aguardo sua visita http://almirdionisio.blogspot.com A Face de Um milagre comente, siga...

    ResponderExcluir

FAÇA SEU COMENTÁRIO;