sábado, 24 de julho de 2010

Jesus lava os pés dos discípulos ( João 13.3-8 )

Esse texto nos mostra a ultima noite de Jesus antes dele passar pela cruz, é uma noite muito difícil pra Jesus, além do mais, Jesus não com partilhou isso com seus discípulos, ele guardou pra ele essa angustia da morte. O texto de Lucas 22.14 em diante nos dá detalhe, na mesa tinha 13 pessoas, Jesus e seus 12 discípulos, só Jesus sabia das agonias que os aguardava naquela noite, até porque desse texto que nós lemos 24 horas pra frente Jesus estará sepultado, só ele sabe disso, é uma angustia muito grande, e ele decide então se levantar da mesa onde estar cercado pelos seus amigos, pelos seus companheiros, seus alunos ( o nome que vai pegar é discípulos), e Ele resolve fazer um papel feito apenas pelos escravos nas casas dos nobres, que é pegar a bacia e lavar os pés dos convidados. Jesus se levanta, prepara a bacia, tira a parte de cima da roupa, toma a toalha e cinge-se com ela, e a partir dai ele se debruça diante de cada discípulo e vai lavando os pés de cada um.

nesse ato da parte de Jesus, O QUE ELE QUER NOS ENSINAR ?

O que Jesus quer nos ensinar meus queridos, é alguns passos que o cristianismo genuíno precisa ter.

primeiro devemos entender que, ser discípulos de Jesus, não é ser alguem que não peca, ser discípulos de Jesus é, ser alguem que não quer pecar, isso é diferente, observe que no jardim do Edem nós seres-humanos tivemos nossa natureza "deteriorada" pelo pecado, quando sentimos vontade de falar alguma coisa que não deve, quando nós pensamos em alguma coisa que não deve, tudo isso desrespeita a nossa natureza caída, nossa natureza pecaminosa, e nós nascemos com essa natureza tendencioso ao pecado. tudo isso acontece com todos os seres humanos, isso não tem nada a ver com você apenas, isso é do ser humano, quando nós nos entregamos a Cristo, é comum a gente achar que agora que estamos ao lado de Jesus Cristo agente não tem mais pecado, e que nunca mais vamos mais pecar, quando encontramos com pessoas que pecam, alguns dizem: "EU PEQUEI, E NÃO QUERO MAIS SERVIR A JESUS CRISTO", primeiro devemos entender: seguir a Jesus Cristo, não significa ser alguém que não peca, significa que alguém já pecou, e que não quer mais pecar. se você é um cristão, se você esta seguindo a Jesus, e fez alguma coisa que não agrada a Deus, isso tem um nome: "pecado", e nós não estamos aqui para minimizar o pecado, estamos dizendo que mesmo sendo seguidor de Jesus, nós também falhamos, na mesa havia doze homens, que viveram intensamente com Jesus nos últimos três anos e meio, e ainda assim eles tinha pecado, ainda assim Jesus precisava lavar os seus pés.
primeiro devemos entender: seguir a Jesus Cristo, não significa ser alguém que não peca, significa que alguém já pecou, e que não quer mais pecar, não quer mais viver no pecado.

Em segundo lugar queremos lhe dizer o seguinte: entendemos que mesmo caminhando com Jesus, vivendo com Jesus, existe a possibilidade de sujar os pés, Cristo ensinou aos seus discípulos com santidade, Jesus Ele nunca pecou (devemos defender a impecabilidade de Cristo), mais os discípulos de Jesus, com frequência, você vai ver no texto sagrado Jesus repreendendo os seus discípulos, Jesus chamando a atenção dos seus discípulos, mesmo depois deles se tornarem seguidores de Cristo.

TERMINAMOS DIZENDO: que a maravilha do cristianismo é que a graça é uma manutenção continua, Jesus te lavou, Jesus te deu um banho de graça, você foi salvo na pessoa de Cristo, na perceptiva do calvário, e mesmo depois de salvo nós já pensamos no que não devia ter pensado, já falamos o que não devia ter falado, o que nos chama atenção no Cristianismo é que ela é diferente de outras religiões ( na verdade pregamos a Cristo, e não a uma religião), é que a graça de Deus ela é continua, a mesma graça que nos salvou é a mesma graça que nos mantém dentro do circulo da salvação.

por que estamos dizendo isso ? porque Jesus lavou os pés das pessoas que já eram discípulos, mesmo sendo discípulos é possível pecar, mesmo sendo discípulos é possível ser lavados.
Permita que Jesus limpe a você, lave a você, trabalhe em você, ofereça os seus pés.

O apóstolo Pedro disse: " Senhor eu não posso deixar tu lavar os meus pés",
Disse Jesus: Pedro, o que estou fazendo agora você não esta entendendo",

ou seja: você é um discípulo, mais você suja os seus pés, e eu sou uma pessoa capaz de lavar os teus pés.

fique na graça de Deus, e que Deus nos abençoe em nome de Cristo Jesus. Amem.

Próximo tema: "graça", por que esta havendo a má interpretação ?

Um comentário:

  1. Sebastião,obrigado pela visita ao Sola Scriptura,é bom saber que Deus tem levantado servos como você que entende a proposta do Reino,fico feliz ainda porque estamos bem próximos,você é de Itaquá e eu de Poá,parabéns pelo blog e Deus o abençoe.

    ResponderExcluir

FAÇA SEU COMENTÁRIO;